A grande novidade e o destaque da segunda edição do RioContentMarket – de 29 de fevereiro a 2 de março, no Rio – é o Lab Transmídia. Doze projetos audiovisuais multiplataforma foram selecionados e, durante os três dias de evento, seus autores receberão consultoria de tutores (experts do mercado), serão apresentados em pitching para compradores, coprodutores e canais; e participarão de reuniões com players dos mercados brasileiro e internacional.
Com mais de cem projetos inscritos, de toda a América Latina, os 12 selecionados são obrigatoriamente transmídia, sendo que, a partir de uma plataforma principal, se desenrolam as ações para as outras – televisão, web, aplicativos e jogos. A escolha levou em conta a qualidade dos projetos, a adequação à proposta transmídia e o potencial de mercado.
As sessões de consultoria com os profissionais brasileiros e internacionais servem para desenvolver e aprimorar os projetos que, em seguida, participam do pitching. Após a apresentação, os produtores ficam disponíveis para atender a players e possíveis compradores que estejam interessados em seus projetos.
Além de gerar oportunidades de negócios para todos os projetos participantes, o Lab Transmídia oferece dois prêmios especiais que serão distribuídos de acordo com a escolha dos experts e players envolvidos. Um deles será uma inscrição no MIPCube, encontro realizado pela primeira vez em Cannes, no próximo MIPTV, o mais importante evento do mercado de TV do mundo, onde os responsáveis pelo projeto terão a chance de apresentá-lo aos líderes do mercado audiovisual mundial.
O outro prêmio, fruto da parceria entre a Petrobras e a The Alchemists, é a participação no Transmedia Hollywood. O evento, organizado pela University of California – Los Angeles e pela University of Southern California, é um simpósio em que produtores líderes de mercado e profissionais do meio acadêmico se reúnem para discutir abordagens inovadoras ao meio das artes e do entretenimento.
Clique aqui para ver o Catálogo do Lab Transmídia.
PROJETOS SELECIONADOS:
· A Banda – Na Trilha do Rock (TV)
Berny Filmes (Brasil)
· A História dos Alimentos (TV)
Made for TV (Brasil)
· Babel Hostel (Aplicativos e jogos)
Mobbr (Brasil)
· Buenaventura Mon Amour (Web)
Rhayuela Cine S.A. (Colômbia)
· Contatos (TV)
Segunda-Feira Filmes (Brasil)
· Guía de Supervivencia para Viajeiros del Tiempo (Aplicativos e jogos)
Okam Studio (Argentina)
· Histórias de uma Vida Nova (Web)
Cross Content Comunicação (Brasil)
· Los Dioses de Lata (Aplicativos e jogos)
Ayllu Animaciones (Argentina)
· Mochileiros da Saúde (Web)
Grupo Cobram (Brasil)
· O Tempo Perguntou ao Tempo quanto Tempo o Tempo Tem (TV)
Inffinito Entretenimento (Brasil)
· Ritual de quem? (TV)
RW Cine e Orkidea Productions (Brasil)
· Zica e os Camaleões (TV)
Cinema Animadores (Brasil)
- PROGRAMAÇÃO:
DIA 28 DE FEVEREIRO, TERÇA-FEIRA
SALA 410h às 13h | 14h30 às 17h – Aula de Pitching
Treinamento de pitching, exclusiva para os 12 projetos selecionados
Professor: Victor Lopes,cineasta e professor
17h30 às 18h30 – Encontro Lab Transmídia
Representantes dos 12 projetos selecionados se reúnem com Victor Lopes, tutores e equipe do Lab Transmídia.
DIA 29 DE FEVEREIRO, QUARTA-FEIRA
SALA 410h às 11h15 – Reuniões
Consultoria Grupo 1
Tutores/Experts se reúnem com representantes de 6 dos 12 selecionados para o Lab Transmídia, com a finalidade de prestar consultoria para o aprimoramento aos projetos.
11h45 às 13h – Reuniões
Consultoria Grupo 2
Tutores/Experts se reúnem com representantes de 6 dos 12 selecionados para o Lab Transmídia, com a finalidade de prestar consultoria para o aprimoramento aos projetos.
14h30 às 15h30 – Painel
Como se relacionar com os fãs
Experts em conteúdo transmídia demostram, através de seus cases, como o relacionamento com os fãs contribui para o sucesso dos programas.
Mark Warshaw, Chief Transmedia Officer, cofundador da The Alchemists
Allison Mack, atriz Smallville
Rosane Svartman, diretora, roteirista e sócia da Raccord Produções
Apresentação – Leo Dourado
15h30 às 16h30 – Painel
Conteúdos customizados
Experts em conteúdo transmídia falam sobre a importância de se criar conteúdos customizados e adequados às diferentes plataformas.
Shailoh Phillips, Co-fundadora Studio Babel
Katia Saleh, Produtora da série “Shankaboot” e diretora e fundadora da Batoota Films
Maurício Mota, Chief Storytelling Officer e fundador da The Alchemists
Apresentação – Leo Dourado
16h30 às 17h30 – Painel
Financiamento e Distribuição
Experts falam sobre as diferentes formas, opções e estratégias de financiamento e distribuição nacional e internacional de conteúdos transmídia.
Wendy Bernfeld, Fundadora da Rights Stuff BV
Tiago Mello, Diretor Executivo de Conteúdo Infanto-Juvenil e de Captação da Mixer
Apresentação – Leo Dourado
17h30 às 18h30 – Keynote
O entretenimento no mundo conectado
Representante do Reed MIDEM, realizadora de mercados como MIPCOM e MIPTV, apresenta novos elementos para o êxito no mundo conectado: do engajamento do consumidor ao sucesso comercial.
Anne DeKerckhove, Diretora da Divisão de Entretenimento do Reed Midem
Apresentação – Leo Dourado.
DIA 01 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA
SALA 410h às 13h – Ensaio de Pitching
Treinamento de pitching exclusivo para os 12 projetos selecionados.
Professor: Victor Lopes,cineasta e professor
14h30 às 16h30 – 1ª sessão de Pitching
Apresentação de 6 projetos, na forma de pitchings abertos de até 7 min. Após a apresentação, debatedores, selecionados entre players do mercado, farão até 3 perguntas para cada projeto, com duração de até 8 min.
17h às 19h – 2ª sessão de Pitching
Apresentação de 6 projetos, na forma de pitchings abertos de até 7 min. Após a apresentação, debatedores, selecionados entre players do mercado, farão até 3 perguntas para cada projeto, com duração de até 8 min.
DIA 02 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA
SALA 410h às 13h | 14h30 às 18h – Rodadas de Negócio
Reuniões a serem agendadas diretamente entre representantes dos projetos selecionados e players interessados.
Como informamos anteriormente, Allison vai participar do painel 'Como se relacionar com os fãs', no dia 29/02 das 14h30 às 15h30. Nesse painel experts em conteúdo transmídia demonstram como o relacionamento com os fãs contribui para o sucesso dos programas.
O evento acontecerá no Hotel Windsor Barra no Rio de Janeiro.
Fonte: Da Gaveta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário